terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Homenagem ao Padre Paulo Jorge Pereira Alves*

A minha Homenagem*

Decorria a terceira sexta-feira do mês de Julho de 1971, quando num pequeno lugar dos arredores da Cidade de Lamego e quase na encosta encimada e abençoada pela Senhora dos Remédios, nossa Padroeira, do casal formado pela Sra. D. Palmira e Sr. Filipe nascia um rapaz barão a quem posteriormente foi dado o nome de Paulo Jorge Pereira Alves.

Os parcos conhecimentos que possuo sobre esta família, apenas me permitem constatar a riqueza espiritual em que vivem, a constante disponibilidade em prol dos que precisam, um meio onde não existe a palavra NÃO mas sempre um SIM de disponibilidade, de apoio, de auxilio; neste ambiente cristão, puro e familiar cresceu, o Paulo Alves.

(Aos leitores que comungarão comigo esta possível homenagem e ao homenageado, desde já solicito «mea culpa» de possíveis datas ou declarações menos correctas; tentarei sejam o mais reais possíveis.)

Pela vontade de servir a Deus, depois do ensino escolar obrigatório, entrou no Seminário de Resende cumprindo com eficácia e inteligência esta primeira etapa, tendo sido transferido para o Seminário Maior fazendo os anos de Teologia e ordenando-se Sacerdote. Foi nessa casa, hoje sua primeira preocupação como Reitor da mesma que em 1996 faz o seu Bacharelato.

Estávamos na presença de um jovem, com ambições e por isso sempre ávido de uma maior e melhor formação académica e espiritual e assim com 25 anos apenas obtem a Licenciatura em Teologia pela U.C.P. – Porto.

Seria demasiado cansativo e essa não é a minha intenção, aproveitar este espaço que o Jornal da Diocese me concede para estar a mencionar os degraus, e tantos foram eles, percorridos pelo agora Padre Prof. Dr. Paulo Alves.

Pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da U. Coimbra, em 2003, foi este nosso homenageado denominado Mestre em Psicologia Pedagógica com a nota máxima de Muito Bom. Com este grau académico, talvez o nosso Vice-Reitor na altura, tenha alcançado uma das metas a que se tinha proposto. Foi neste periodo que, como Presidente da Direcção da Associação dos Antigos Alunos – ASEL o conheci « mais terra a terra » e em conjunto com a equipa de formação que chefiava e restantes elementos directores da ASEL levamos, entre outras coisas, a efeito uma campanha pró-Seminários da Diocese e, com verdade o confesso, mais centralizada no Seminário de Nossa Senhora de Lourdes, onde eu passara 5 anos da minha juventude.

Normalmente com a disponibilidade mais activa do Dr. Adão Sequeira, Vice-Presidente da Direcção, temos a consciência satisfeita pelo pouco, mas muito que conseguimos fazer por esta casa, por aqueles jovens e por tantas necessidades existentes.

Foram 6 anos de Presidência da ASEL e todos eles foram vividos em plena comunhão de valores e de dialogo constante com o (ex) Sr. Vice-Reitor, Pd. Paulo Alves. Aí fui beber muitas das minhas decisões a apresentar aos restantes elementos da Direcção, aí fui por vezes buscar um pouco de animo espiritual pessoal, aí senti felicidade a ver a alegria sempre patente nos olhos de minha esposa num constante dialogo com « os meninos» e numa constante preocupação de sempre lhes levar algo que os alegrasse ou que eles necessitassem. Foi toda uma verdadeira Família que a ex-Direcção da ASEL criou com toda essa Família do Seminário Menor, tão bem comandada por esse jovem, sempre com o sorriso nos lábios, mesmo que no seu interior existisse sempre a grande preocupação pelas dificuldade inerentes ao governo de tão grande casa, ao constante bem estar dos « seus rapazes», ao modo mais correcto de rendimento de tão grande imóvel composto por campos, animais, etc.etc.

A sua passagem como Pároco de Castro Daire, antes de ser nomeado Vice-Reitor, deixou-o preso a essas paragens por quem sempre continuou a nutrir grande carinho e dedicação. Por aí o víamos muitas vezes nas suas actividades pastorais em colaboração com os Párocos ou então nas suas maiores Festividades.

Mas o Padre Paulo Alves cedo me sensibilizou nas suas diversas actividades e no modo como sempre conseguia coordenar tudo e tantas coisas: a dedicação ao Seminário; a deslocação a diversos Estabelecimentos de Ensino como docente dos mesmos; a sempre constante disponibilidade em prol da Diocese colaborando ora com o seu responsável, o Sr. Bispo, ora com os diversos arciprestados; etc… Como exemplo e como testemunho na primeira pessoa, recordo toda a Campanha de Promoção Vocacional feita no Arciprestado de Cinfães. A obra apareceu e os seus frutos até podem ser tardios, mas virão…. Apenas quem o acompanhou saberá reconhecer todo um trabalho de preparação para uma certeza de tão caloroso acolhimento testemunhado por diversos elementos da ASEL, sempre presentes nos diversos fins de semana e que neste mesmo Jornal testemunharam o sorriso e até os braços abertos com que todas aquelas crianças, jovens e adultos receberam os nossos seminaristas e seus formadores e sentiram na simplicidade das suas mensagens a Palavra do Bom Pastor a apelar ao Chamamento:

VEM E SEGUE-ME

Muitas foram e são ainda os meus contactos com este Grande Homem que faz o favor de me considerar como seu Amigo. Aprendi e espero continuar a merecer a sua amizade e assim continuar a aprender que vale a pena lutar pelo que se gosta e pelo que se tem a certeza que é o certo e pelo que desejamos.

Fora da sua dedicação ao Seminário Menor, tomei conhecimento da sua colaboração em revistas especializadas com artigos e testemunhos; a sua presença na transmissão dos seus conhecimentos psicológicos e não só, em conferencias dentro e fora da Diocese; o seu cunho em trabalhos de profundidade em prol da Diocese e seu desenvolvimento; a sua presença como coordenador e orientador em equipas ou cursos diversos; etc. etc.

O seu ultimo gesto de Amizade e um pedido, humilde, de não publicidade, sensibilizou-me ao convidar-me a acompanhá-lo à Sala dos Capelos, da Universidade de Coimbra, no passado dia 11 de Dezembro de 2009, onde defendeu tese de Doutoramento: Psicologia de Desenvolvimento. A sua humildade, penso que reconhecida por todos os que o rodeiam, não o transpôs à publicidade do acto, convidando apenas seus Familiares directos, seus responsáveis Hierárquicos, alguns colegas, alguns dos seus rapazes menores e maiores e um ou outro Amigo mais directo.

Confesso que não habituado a estes momentos, consegui manter-me preso a uma cadeira quase 3 horas, sempre embebido pelo questionário constante dos 5 juizes presentes, interrogando e interpelando o julgado, Pd. Paulo Alves. Embora num clima tenso, manteve a sua calma, mostrou sempre o seu sorriso e a todos testemunhou uma certeza e uma ciência absoluta do conhecimento que defendia e achava ser correcto. A todos certificou o que dele pensávamos e pensamos: Qualidade, Sabedoria, Inteligência e Persistência.

Passadas as horas, reuniu o circulo dos 5 juizes e Presidente que alguns minutos depois chamaram o julgado a quem comunicaram a decisão e que depois regressou acompanhado com uma porta-voz do júri que a todos comunicou:

A todos os presentes informo que o Sr. Dr. Padre Paulo Alves foi:

APROVADO COM DISTINÇÂO E LOUVOR POR UNANIMIDADE.

Como não podia deixar de ser, a ovação foi forte e geral por parte de todos os presentes e cada um exprimiu ao laureado um forte abraço de Parabéns, este também extensivo a seus Pais que retratavam nos seus rostos a alegria e a Felicidade que Deus lhes dera ao terem este filho.

Senhor Prof. Dr. Pd. Paulo Alves, aqui fica a minha homenagem e um pouco do que lhe posso oferecer como gratidão ao deixar-me ser seu Amigo.

Estarei a seu lado sempre que disso tiver necessidade. A minha resposta será sempre afirmativa sempre que dela necessitar e achar conveniente. Obrigado pelo modo sincero e cordial como sempre me recebeu, não só a nível pessoal, mas também como responsável da ASEL.

Peço-lhe que não me condene em não me manter calado ou quieto sem, neste nosso jornal, lhe manifestar esta pequena homenagem a que penso ter direito.

Parabéns e que a nossa Diocese possa contar com a sua sempre disponibilidade e inteligência pois todos nós, Lamecenses, só teremos a ganhar.

Um Amigo

Cândido Teixeira

*Texto de autoria de Cândido Teixeira, publicado na Voz de Lamego

Site Meter