sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Alexandre Bastos, Presidente do GDR, em entrevista ao JR: "Vamos continuar a crescer de forma sustentada.(…) Todos temos de estar à altura do novo estádio”

Entrevista conduzida por Paulo Sequeira

Alexandre Bastos foi reeleito no passado dia 6 de julho, presidente da direção do Grupo Desportivo de Resende (GDR), para o biénio 2012/2014. Em entrevista ao Jornal de Resende (JR), o dirigente desportivo aborda a atualidade do clube, recordando as dificuldades financeiras do primeiro ano de mandato, o sucesso desportivo da última época e, perspetivando um “crescimento sustentado do clube” na nova época desportiva.

Perfil

Nome: Manuel Alexandre Monteiro Almeida Bastos

Idade: 39 anos
Estado Civil: Casado, duas filhas
Profissão: Mediador de Seguros
Tempos livres: Futebol e jardinagem

Jornal de Resende (JR): O que o levou, em 2010, a candidatar-se à Direção do GDR?
Alexandre Bastos (AB): O gosto que tenho pelo GDR. Entendi, na época, que poderia ser uma mais valia, uma vez que, durante alguns anos, já tinha sido atleta e treinador do clube.

JR: Como encontrou o clube em termos financeiros?
AB: Encontrei um clube com um saldo negativo, a rondar os 20 mil euros.

JR: Isso condicionaria toda a época…
AB: Sim. O saneamento financeiro do clube foi prioritário em detrimento dos resultados desportivos. Por conseguinte, no final da época, os resultados desportivos não foram os melhores em contraponto aos resultados financeiros, que tiveram mesmo um saldo positivo.

JR: A equipa de futebol sénior, que disputou a 1.ª Divisão Distrital Zona Norte da Associação de Futebol de Viseu, ficou em último lugar, com apenas 1 vitória e 3 empates. A qualidade dos jogadores era assim tão fraca?
AB: A equipa não era tão má como indicam os resultados. Tínhamos um grupo muito jovem e inexperiente, com a agravante de andarmos com a casa às costas. O Estádio de Fornelos estava em obras e os jogos eram realizados em Miomães. Os próprios Diretores e Treinadores, que trabalhavam por carolice, suportavam as despesas das deslocações, que não eram tão poucas quanto isso, uma vez que estamos a falar em dois treinos por semana mais um jogo.

JR: Nessa altura, alguma vez pensou em desistir?
AB: Sim. Dei comigo, muitas vezes, a pensar onde me tinha metido, mas depois veio ao de cima o amor ao clube e os bons momentos vividos como atleta e treinador, que acabaram por ajudar a levar o barco a bom porto.

JR: A época seguinte foi completamente diferente…
AB: Começamos a época num Estádio novo, com um novo treinador e com novos jogadores. Os objetivos eram novos mas não passavam pela subida de divisão, face aos resultados da época anterior.

JR: O que é certo é que, no final, obtiveram o 3.º lugar (14 vitórias, 4 empates e apenas 6 derrotas) e ganharam a liguilha ao Santiago de Cassurrães, estando em aberto a subida à divisão de honra…
AB: Contrariamente às expectativas fizemos uma época muito boa. Tínhamos uma equipa mais forte e experiente e uma equipa técnica que fez um excelente trabalho, conseguindo transmitir as suas ideias, nomeadamente um modelo de jogo. A partir da quarta jornada, os resultados começaram a aparecer e, na segunda volta, fomos a equipa que obteve mais pontos, conseguindo depois vencer a liguilha.

JR: A quem, particularmente, se deve(m) o(s) mérito(s) desses resultados?
AB: O mérito é de todos: jogadores, treinadores, direção, fisioterapeuta, roupeiro… Todos juntos fizemos um excelente grupo de trabalho.

JR: As infraestruturas também ajudaram…
AB: O novo Estádio Municipal de Fornelos trouxe novas responsabilidades. Aos dirigentes, aos técnicos, aos atletas... Todos temos de estar à altura das novas e boas condições de trabalho oferecidas pelo novo Estádio de Fornelos. No entanto, devo referir, também, que foi necessário apetrechá-lo com outros equipamentos que permitissem melhorar ainda mais as condições diárias de treino. Estou a falar, por exemplo, de uma lavandaria e de outros pequenos apetrechamentos que fomos realizando ao longo da época…

JR: E em termos de formação?
AB: Os resultados, na sua generalidade, foram razoáveis. Quando cheguei ao clube existiam três escalões de formação. Hoje temos cinco escalões de formação. Os jovens estão a adaptar-se a um novo ciclo, a novos treinadores, a novos métodos e à relva. Temos atualmente 172 atletas de quem muito nos orgulhamos. Tivemos a sorte, também, de contar com uma pessoa da casa que regressou ao clube e assumiu o cargo de treinador de três escalões de formação. Estou a falar do José Rabaça.

JR: O que o “surpreendeu” mais neste último ano?
AB: A integração do Pedro Lima no GDR. É o fisioterapeuta do clube, para quem não o conhece, que está sempre disponível para ajudar. É um excelente profissional e acima de tudo um amigo.

JR: No último jogo da liguilha estiveram cerca de 600 pessoas no Estádio Municipal de Fornelos. Os adeptos e simpatizantes têm correspondido aos anseios do clube?
AB: Na verdade, espero que na próxima época continuemos a ter o apoio dos sócios e simpatizantes e que os mesmos nos ajudem a conseguir mais vitórias para o clube. Sendo certo que há sempre os críticos e que para esses nem as vitórias os satisfazem.
Para estarmos mais próximos dos associados, criámos, na época passada, um site oficial (www.gdresende.pt) que será desenvolvido durante a nova época, para que todos os associados e simpatizantes saibam as últimas notícias e resultados do clube.

JR: Quantos sócios tem o GDR?
AB: Ainda temos muito a trabalhar na questão dos associados. Atualmente, temos cerca de 200, mas queremos, nos próximos dois anos, atingir os 400.

JR: Com que outros apoios conta o clube?
AB: O apoio da autarquia tem sido constante ao longo da época, quer em termos financeiros, quer em termos logísticos. Sem ele o clube não teria sustentabilidade. Depois contamos com o apoio do comércio local através dos patrocínios que disponibilizamos no Estádio Municipal de Fornelos.

JR: O que o levou a recandidatar-se?
AB: Continuar o trabalho iniciado há dois anos para que o GDR possa avançar e crescer de forma sustentada, mas sem entrar em loucuras.

JR: Quais são os objetivos imediatos que ainda não foram concretizados?
AB: Estruturar o clube em termos administrativos. Já compramos um sistema informático e um programa que permitirá emitir cartões de associados, entre outras funções. Depois pretendemos modificar os estatutos que se mantêm inalterados desde a fundação do clube em 1928.

JR: O que os adeptos podem esperar da nova época em termos desportivos?
AB: Ainda não sabemos se subimos à Divisão de Honra. Se isso não acontecer, o objetivo é, desde logo, a subida. Independentemente disso, a equipa técnica mantém-se. O Rui Rebelo é um jovem treinador, natural de Resende, com grande competência. O plantel, que será composto por 23/24 jogadores, manterá o núcleo duro da época passada, no que se refere aos jogadores da terra, teremos a subida de 3 juniores ao escalão principal e 8 novos jogadores reforçarão a equipa sénior.

JR: Algum destaque nas contratações?
AB: Destaco o caso do Rogério, natural de Resende, que fez toda a sua carreira profissional nas divisões nacionais e que, nos últimos anos, fazia parte da equipa do Cinfães.

JR: Que estimativa tem para o orçamento da próxima época?
AB: Entre 50 a 60 mil euros.

JR: O GDR é a segunda filial do Futebol Clube do Porto? Que relação existe entre filiado e a filial?
AB: Não existe praticamente nenhuma relação, sendo certo que, num futuro próximo, tudo faremos para que isso se altere, até porque neste momento já temos instalações desportivas que nos permitem convidar a nossa filial para jogos particulares com as nossas equipas.

(Nota: na próxima edição será entrevistado o presidente da Direção do CDRC S. Martinho de Mouros)

Entrevista publicada no JORNAL DE RESENDE, n.º de Julho de 2012
Site Meter