segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cinfães Homenageou o Cónego Acácio Soares*

Em 5 de Setembro a paróquia e o povo de Cinfães homenagearam o Sr. Cónego Acácio Soares em oportuna e justa iniciativa, pois além de se tratar dum notável homem da terra, dedicou a maior parte da sua vida à paroquia de Cinfães no seu múnus pastoral.
Nascido em Algereu da freguesia de S.Cristóvão em 1924, frequentou os seminários de Lamego para ser ordenado Presbítero em1950.
Antes de assumir a responsabilidade de Cinfães em Janeiro de 1969 que serviu até 2007,o Pe. Acácio foi pároco de Chavães e Vale de Figueira, Prefeito do Seminário, Director espiritual e Director da Obras Diocesana das Vocações (O.V.S).
A presente e louvável iniciativa deve-se ao dinamismo do actual Abade de Cinfães, Pe. Francisco Marques que juntou na homenagem os 86 de idade , os 60 de sacerdócio, os 37 de paroquialidade e a fez coincidir com a inauguração das obras de recuperação da residência, motivo por que aos actos religiosos presididos Pelo Snr. D. Jacinto, Bispo de Lamego com a presenças de muito clero e povo de Cinfães se juntou o poder civil com a presença e colaboração da Câmara, Governo Civil, Secretário de Estado e deputado do Distrito, unidos todos no acto religioso, sessão solene no salão e convívio acompanhado de lanche aberto à população.
Sem acaso ou distração deixei intencionalmente passar este tempo.
Amante da palavra, quase viciado na intervenção e com um quase imperativo interior, dei comigo e sem utilidade a quebrar a riqueza do silêncio.
Sem nada que valha e acrescente mais à valia, bondade e disponibilidade do homenageado já expressa noutros jornais deixei ao teclado do computador a liberdade e o dever:
-de lembrar à comunidade cinfanense e à diocese que dos 86 anos oferecidos à vida, 41 foram directamente dedicados a Cinfães numa constante intervenção e testemunho pastoral;
-de recordar ao povo que toda a população da freguesia com menos de 40 anos por ele foi batizado, com ele aprendeu a catequese, conviveu ou dele recebeu a bênção nupcial e o testemunho da sua decisão matrimonial;
-de mostrar a quem vive e quer ver que do silêncio dos seus conselhos saiu muito bálsamo para as agruras que a vida às vezes oferece quer aos jovens que estão a ser, aos adultos que o são ou aos irmãos que já foram e no além nos esperam;
-de agradecer todo o bem que fez e as condições que criou nas raízes que deixou para que outros ( O Snr. Pe Francisco), possam fazer ainda melhor a partir do que já está feito.
Muitos homens são uma referência, o Sn. Cónego Acácio foi um sinal. Um sinal mais nas vidas de quem com ele viveu e conviveu, um sinal com sinais de vida e espírito enviados à paróquia e à diocese, não só desde Cinfães onde está, como no tempo que em Lamego presidiu à O.V.S. (Obras das Vocações Sacerdotais) e Sinal era o jornal do contacto e da mensagem.
Nesta Homenagem, abarcante de uma trilogia de datas, a que compareceu, além do povo, muito clero, os seminários de Lamego e Resende com seu Reitor e Vice Reitores, tomaram a palavra (na Igreja ou no salão) o Snr. D. Jacinto, o Snr. Pe. Francisco, o Secretário de Estado e o Presidente da Câmara.
O homenageado não falou. Na sua tradicional humildade, junto ao altar no fim da missa apenas agradeceu a tudo e todos para dizer:
…« é possível, esquecendo as minhas fragilidades, descobrir em mim uma página de beleza divina escrita por Ele Deus, servindo-se de mim como mero instrumento».
…«a residência a inaugurar de seguida fez também parte das minhas preocupações, mas isso não passou de mero sonho e hoje é uma realidade graças à dinâmica do nosso Abade a quem felicito».
…« como é consolador ver agora esta paróquia confiada ao zelo dum pároco, o melhor entre os melhores, tal é o nosso Abade, Pe. Francisco Marques.»
Ao reconhecer que foi humilde instrumento na mão de Deus, que a ação do seu sucessor teve já mais brilho visível que o sonho do seu passado, que o novo pároco está no topo das qualidades entre o irmãos, demonstrou aos 86 anos e nestas três frases a beleza da humildade, do reconhecimento e da colaboração. E esta é a maior coroa do seu trabalho e o melhor testemunho da sua valia, porque só quem vale tem vida, ânimo e virtude para elogiar os outros.
Obrigado e ainda longo vida, Cónego Acácio Soares.

*Apontamento do Dr. Adão Sequeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter