terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Arquivo e museu diocesanos*

«-Não devia nem podia a Associação dos Antigos Alunos do Seminário -(ASEL)- alhear-se deste evento, e sobretudo desta obra de grande alcance para o futuro social, cultural e histórico da diocese de Lamego.
O novo Arquivo e Museu hoje inaugurados, centro aglutinador de toda a história da diocese, ficam instalados no local certo e de qualidade rara; as suas paredes guardam ainda o segredo de tantos alunos e vocações que cresceram na sabedoria e santidade e hoje são leigos empenhados ou notáveis padres da igreja viva espalhados na diocese e no mundo.
Aqui se burilou, durante tantos anos, a qualidade sacerdotal, humana e científica que tanto enobreceu a nossa diocese; e aqui nasceram e desenvolveram projectos que não mais desapareceram da memória citadina e da história diocesana o mais humilde dos quais terá sido o nascimento da Estrela Polar que sonhado em 1905,concretizado em 1951 não mais desapareceu nem deixou de pertencer aos segredos destes corredores, hoje transformados em museu vivo de coisas que nunca deixaram nem vão deixar de existir e viver.
Fica com esta obra garantida o futuro histórico do passado realizado.
Como todas as grandes decisões e obras de grande dimensão haverá aplausos e discordâncias, uns e outros salutares à dinâmica da vida e das instituições.
A 1ª grande obra que obteve a unanimidade e concordância absoluta da comunidade ainda se não fez e (utopicamente) vai realizar-se somente quando os homens forem perfeitos ou quando a perfeição for comandada por um só homem que centralize a perfeição de todos numa só vontade.
A singeleza da nossa oferta - (da oferta da ASEL)- é o símbolo da nossa vontade e o indicativo da nossa presença ao lado de quem está, vai à frente e tem aos seus ombros o peso e a responsabilidade do presente expresso nos actos do passado e a garantir a eficiência do futuro.
Sou leigo e desconhecedor, mas sei que a diocese de Lamego tem o melhor arquivo diocesano a nível nacional. Deverá ser uma honra e uma glória para Lamego. Urge mantê-la, guardá-la, aperfeiçoá-la, para bem dos povos, da Igreja e da História.
A ASEL ao associar-se a este evento com a singela oferta através do cheque de valor simbólico que agora ofereço, tem a esperança e a certeza que este novo espaço e o destino que lhe foi votado é um centro agregador de toda a documentação diocesana, garantindo assim para a história que tudo se guarda e conserva no local devido, mantendo deste modo também os factos da história na história dos factos.
Sem interesse, mas com valor ou sem valor mas com interesse, em nome da ASEL, documentalmente deixo ao museu uma cópia completa do Jornal Estrela Polar, bem como um exemplar em capa especial da Antologia desse mesmo jornal.
Este pequeno envelope, Snr. D. Jacinto, é portador de muita alma e pouco dinheiro e mesmo que me diga que almas já tem muitas e dinheiro continua com pouco, esta é porém a dura realidade e a pura verdade à qual certamente só a muita oração dos mais santos poderá dar a volta.
Snr. D. Jacinto, envolvidos na crise que a todos avassala e descapitalizados pela nossa incapacidade de gerar fundos, é esta e nesta data a presença e oferta possíveis da Direcção da ASEL, sempre irmanada nas grandes causas do apostolado diocesano e no palpitar vivo dos nossos seminários em cujos bancos recebemos o gosto forte pelo saber humano e o paladar espiritual do sabor divino.»
*Nota: Apontamento de autoria do Dr. Adão Sequeira, escrito originariamente para a "Voz de Lamego"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter