terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Notícia relativa à homenagem a Monsenhor Carlos Resende*

Eram apenas passadas 24 horas da data em que Monsenhor Reitor Carlos Resende completaria o seu centésimo aniversário e mais um sonho de alguém, concretizado com esforço e alguma dedicação: Homenagear seu antigo Reitor - porque não também Amigo!
Aos organizadores, tão bem «orquestrados» pelo nosso Dr. Adão Sequeira, desde já os meus sinceros Parabéns não só pela ideia, como também por toda uma organização que se prezou por uma abordagem completa sobre a vida do homenageado testemunhada não só pelos responsáveis, Sr. D. António Francisco dos Santos – Bispo de Aveiro e pelo Dr. Adão Sequeira da Fonseca, mas também, em gesto de grande Amizade e respeito, por Suas Excelências Reverendíssimas: Sr. D. Jacinto Botelho - Bispo de Lamego e Sr. D. António Rafael – Bispo Emérito de Bragança/Miranda, por vários sacerdotes da nossa Diocese, grande representação de Antigos Alunos dos Seminários de Lamego e nossos presentes Seminaristas de Teologia. Mas, não só elementos ligados aos Seminários se fizeram presentes. Os principais responsáveis políticos da região, tiveram o propósito de também prestarem homenagem ao seu conterrâneo Cinfanense; assim, desde o Sr. Presidente da Câmara, Prof. José Manuel Pereira Pinto ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Sr. Mário Luís Correia da Silva, foram muitos os Cinfanenses que também marcaram presença no Sala Magna da Câmara Municipal, onde começou o programa de Homenagem.
Como não podia deixar de ser, o Seminário Maior de Lamego representado por toda a sua equipa directiva e seus estudantes, na pessoa do seu Reitor, Pd. Prof. Dr. Paulo Alves quiseram prestar a sua homenagem entoando o Hino do Seminário, dirigidos pelo Sr. Pd. Marcos Alvim. Surpreendentemente, o Sr. Reitor acumulou uma outra simples homenagem, chamando o Grande Mestre Dr. Rui Botelho e solicitou-lhe que também ele, num gesto de Amizade e gratidão, dirige-se os seminaristas e a plateia na repetição do mesmo Hino que ele no passado tantas vezes dirigira. Lindo gesto também, a este Grande Homem da nossa Diocese…
Finda esta homenagem pelo Seminário de Lamego, onde o homenageado passara a maioria dos seus anos, coube ao Sr. Presidente da Câmara. Abriu a sessão saudando os presentes e tecendo demasiados pormenores pessoais, familiares e demais que o ligaram e ligam ao homenageado. Foi agradável ver a grande inter-acção existente entre Mons. Resende e os Cinfanenses, embora quase metade da sua vida tenha sido passada entre os muros daquela grande casa que é o Seminário Maior de Lamego.
Em seguida, tomou a palavra o Dr. Adão Sequeira que no computo geral trouxe a todos os que enchiam a sala (e muitos ficaram de pé…) um testemunho pessoal de como conheceu, conviveu, opinou e recorda Mons. Carlos Resende, seu Perfeito, seu Professor, seu Reitor e por fim seu Amigo.
Tal como eu, fomos muitos os que num silencio total ouvimos este testemunho que, confirmou tudo o que já ouvira falar de Mons. C. Resende que não conheci directamente como seminarista por não ter passado pelo Seminário Maior. O Dr. Adão deixou transparecer a qualidade de um Homem, de um Amigo e de um Grande Orientador de jovens preparando-os não só para o Sacerdócio ou, como no seu caso pessoal, para uma vida laical.
Mas, se este testemunho nos silenciou e muito em especial aos que de algum modo estivemos ligados ao Seminário, ao tomar a palavra, o Sr. D. António Francisco debruçou-se mais no mencionar toda uma Família a que Mons. Carlos Resende pertencia. Desde seus Pais e seus Irmãos, em todos D. António Francisco ao mencionar, encontrou um grande valor humano, cristão e enraizados à sua terra. O orador pormenorizou alguns aspectos íntimos e espirituais que houvera tido com o Homenageado, sensibilizando todos os que o escutávamos.
Como sempre, a eloquência nas suas palavras, pareciam-nos transportar ao tempo e ao momento. Seria talvez difícil encontrar melhores oradores, todos eles também filhos da terra, para recordar Mons. Reitor Carlos Resende… E como colmatar de uma sincera gratidão, o Grupo Coral de Cinfães, entoou duas ou três peças tipicamente regionais, dando por terminada a primeira parte deste reconhecimento.
A Homenagem teve o seu seguimento com o descerrar de uma lápide, na sua própria moradia, frontal à Igreja Paroquial, em que ficou gravada toda a gratidão que a ASEL-Assoc. dos Antigos Alunos dos Seminários de Lamego querem perpetuar com o seu ex-Reitor. A Direcção da Associação, representada pelo seu Presidente, Avelino Pereira e muitos outros Antigos Alunos chamaram a si a total responsabilidade desta oferta e contribuição nesta Homenagem.
Atravessando a rua, dirigimo-nos para a Eucaristia presidida pelo nosso Bispo, D. Jacinto Botelho e coadjuvado pelos dois Bispos mencionados, por vários sacerdotes e diáconos. A Igreja Paroquial estava repleta. O grupo coral local com a colaboração dos nossos Seminaristas e dirigidos pelo Sr. Pd. Marcos Alvim alegraram este novo momento de Homenagem onde o Sr. D. Jacinto Botelho, no momento próprio, recordou Mons. Carlos Resende com quem havia colaborado também na Direcção do Seminário e de quem guarda grandes valores como Homem, como colega sacerdote, como Superior e como Amigo. A todos convidou para em comunhão elevar-mos as nossas preces e dar-mos graças ao Bom Pastor pela Felicidade de um Homem como Mons. Carlos Resende ter nascido na nossa Diocese, ter sido Seminarista e posteriormente Grande Responsável em um dos nossos Seminários: a Diocese apenas saiu valorizada com todo o seu trabalho, dedicação, competência e devoção.
Foi, sem dúvida, uma tarde de Sábado plena de sentimentos, de gratidão e de reconhecimento. Cada um partiu de regresso aos mais diversos pontos de destino, mais rico humana e cristãmente pelo exemplo deste Homem que deixou marcas não só nos que orientou, mas também em todos os seus conterrâneos cinfanenses.
Na companhia de todos os Anjos e Santos goze a sua alma o Eterno Descanso; será sem dúvida o desejo de todos os que o homenagearam e recordaram.
*Notícia elaborada por A. Cândido Teixeira (Aselista) a propósito da homenagem prestada a Mons. Carlos Resende, em 13-02-2010, em Cinfães, por ocasião do centenário do seu nascimento
Site Meter